- Área: 587 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Federico Kulekdjian
-
Fabricantes: Aqua Systems, Aquaducthttp://newsroom.dyn.archdaily.com/articles/5ba98951f197ccb79d0002b0/wizard/project_categories#, FV, Hydros, IIva, JOHNSON, Neolith, Portobello, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo edifício está localizado em uma área residencial do bairro de Villa Devoto, na cidade de Buenos Aires. O terreno possui dimensões tradicionais: 8,66 x 27 m. Nele ergue-se um volume de concreto cuja envolvente branca contém três unidades de moradia unifamiliar.
Apesar do conceito funcional do projeto ser um edifício de moradia unifamiliar, a escala da obra, suas características e a reduzida quantidade de unidades permitem experimentar sensações próprias de uma casa em um uso exclusivo das áreas comuns e limitado movimento de habitantes.
Neste mesmo sentido, a quadra onde está localizado o terreno, em correlato com o tecido do bairro e o zoneamento regulamentário, permite a presença de casas baixas que não superam os três níveis. Desta forma, a nova volumetria se adéqua de maneira silenciosa sem produzir alterações no perfil urbano pré-existente.
A discreta impressão da sua escala no contexto e a disposição de um edifício de uso tradicional entram em contraposição com a expressiva conformação volumétrica do projeto e a escolha dos materiais que são utilizados. Um claro volume principal de perímetro branco é atravessado em suas fachadas por um outro volume de concreto aparente que avança na parte frontal como um mirante, observando o bairro através de terraços de uso doméstico como expansão de áreas principais de estar e dormitório.
A utilização de grandes superfícies envidraçadas de piso a teto sobre ambas fachadas, na busca por melhores vistas e integração com o exterior, é controlada mediante a incorporação de uma superfície de brises de correr feitos em alumínio que possuem um tratamento de anodização e finalização em madeira, elemento de calidez expressiva, com traçado linear e de baixa manutenção. Com esta incorporação conseguiu-se dispor de amplas vistas para o exterior, mantendo a privacidade própria nos usos de uma moradia.
No térreo, conseguiu-se transparência no conjunto, já que, apesar de estar dividido em setores de uso como hall e áreas de serviço, a distribuição das áreas cheias e seções envidraçadas permite criar vistas diretas desde o acesso até a piscina no fundo do terreno.
Sobre o térreo estão localizadas as garagens, serviços e espaços de uso comum como a piscina. A primeira unidade de moradia se desenvolve no primeiro pavimento e as duas restantes em forma de duplex sobre fachada frontal e posterior com terraços próprios.